quarta-feira, agosto 26

Prana - Atuação no corpo sutil e denso




O Universo é resultante da conjugação da Consciência Suprema e do Prana. Prana é a base de todas as formas de energia, como também de matéria, pois a matéria, como a ciência afirma, não passa de energia condensada. Segundo escrituras antigas, Prana é o corpo do Ser (Consciência)

Essa energia permeia, envolve, nutre e controla, não só nosso corpo mas também a mente, estruturando-os, dinamizando-os, nos fazendo viver.
Quando tal energia abandona o corpo, este morre, quando escasseia, enfraquece. Quando se desarmoniza, cria a doença.
Conhecida por vários nomes: força vital, bioenergia, hálito divino, pneuma, energia bioplásmica, etc.

O Prana semelhante a eletricidade: se polariza (Ha=positivo; Tha=negativo); pode ser acumulado; transformado e conduzido. Ásanas e pranayamas servem pra nele atuar.

Essa energia em menor ou maior quantidade de energia vai se acumular nos chackras (centros de força)é especialmente pela respiração que captamos o prana, carregar nossas baterias (chackras) e fazê-las circular pelos condutos (nadis)

Cada vez que inspiramos absorvemos prana e a cada exalação distribuimos para o corpo sutil.

(Corpo sutil não é algo fisicamente material que podemos ver e tocar, mas um campo de energia que coexiste com nosso corpo físico, se bem que numa outra dimensão da realidade. Usamos a palavra "sutil" porque esses outros corpos energéticos existem numa dimensão além da percepção normal e parecem transcender o corpo físico; No interior de cada ser humano existe uma rede de nervos e órgãos sensoriais que interpretam o mundo físico externo. Ao mesmo tempo, dentro de cada um de nós existe um sistema sutil de canais (nadis) e centros de energia (chakras) que cuidam de nosso ser físico, mental, emocional e espiritual.)

Adaptação aos textos - Hatha Yoga - Prof. Hermógenes - Wikiducação - sahajayoga

Um comentário:

é... A Fernanda! disse...

Dri querida... adorei a visita, adorei o posto e tbm adoro seu lindo blog. Bjo grande!!!