quarta-feira, outubro 21

Ásanas e a Memória





Sarvangasana  - Viparita Karani


Adho Mukha Svanasana



Prasarita Padottanasana

ÁSANAS QUE BENEFICIAM A SUA MEMÓRIA

Este é um tema muito importante e que me foi questionado em aula. Resolvi então trazer as informações sobre como o yoga pode contribuir para melhorar a sua  mémoria.
No Yoga temos alguns componentes que irão ajudar quem sofre com algum esquecimento.
Lembrando que os esquecimentos podem se apresentar por falta de memória imediata, como por exemplo esquecer onde deixou as chaves ou onde colocou a bolsa, nada que atrapalhe a sua vida normal a ponto de ser caracterizada como doença.
Alguma das vezes podemos ligar a falta de memória a falta de atenção. Seja porque logo que recebe a informação imediatamente mudamos o foco da  atenção. A desatenção faz com que a memória fique deficiente.
O  fato de não lembrar, pode ser  que sua memória esteja selecionando aquilo que lhe interessa.
Sem muitas complicações vamos a simples práticas que iram ajudá-los.

Os ásanas que priorizam a irrigação cerebral podem ser praticados:

SIRSHASANA
SARVANGASANA
PRASATIRA PADOTTANASANA
ADHO MUKHA SVANASANA

Exercícios de pranayamas também poderão contribuir para a irrigação cerebral:

BHASTRIKA

Por fim também podemos utilizar da meditação como técnica para aprimorar a memória.

Informação importante para quem sofre de pressão alta, catarata, esteja menstruada, devem evitar as invertidas.
Quanto a pressão alta coloquei duas variações que podem ser feitas por pessoas com pressão alta: ADHO MUKHA  e PRASARITA PADOTTANASANA.

No blog do Yogue do professor Sandro Bosco ele me passou a seguinte informação para os que sofrem com pressão alta.

Adriana
A postura invertida mais recomendada para a memória é o sirshasana – apoio sobre a cabeça -. no entanto, como você bem lembrou, ela não é diretamente recomendada para quem sofre de pressão-alta. O sarvangasana - apoio sobre os ombros - (literalmente significa posição que trabalha com todas as partes do corpo) é excelente para a pressão alta se introduzido lentamente e com observação e cuidados necessários, o que pode demorar alguns meses dependendo da pessoa. Uma vez que o praticante persista e melhore da pressão alta com a prática deste asana então ela(e) estaria apto para aprender e praticar o sirshasana. As posturas invertidas são excelentes em seus múltiplos e poderosos benefícios mas além de serem contra-indicadas na pressão alta são também contra-indicadas durante o período menstrual, alteração na pressão ocular, pressão no aparelho auditivo ou cefaléia.
Obrigado pela pergunta e comentário. Para passar para o seu blog conforme você pede, por favor coloque o link ou menção do Blog do Yogue.
Namastê

link: http://blogdoyogue.blog.uol.com.br/

3 comentários:

Amanda disse...

As invertidas são posturas ótimas de se fazer, demandam esforço... eu adoro!! E se ajuda na memória, melhor ainda!

Namastê!

Carla disse...

Adorei as dicas, devem ser difícies...mas nada que o treino não permita fazer.
Bom fim de semana, beijos.

Susi disse...

Adriana, confesso que foi meu primeiro contato com o assunto digamos assim, interessante.
bj