sábado, janeiro 9

DICAS PARA FOTOGRAFAR BEM


credit: Jean Pierre Pieuchot

credit: Tetra Images

Com as facilidades das máquinas fotográficas digitais, sempre estamos aproveitando todos os momentos, clica daqui, clica dali! Então nestas férias aproveite para fazer um cursinho rápido de fotografia ou de manuseio das máquinas digitais, vale a pena.
Enquanto isso de olho em umas dicas que correm por aqui na net, resolvi postar algumas bem interessantes.

1. Evite ficar sempre colocando o objeto principal da foto enquadrado no meio, deslocá-lo para próximo aos cantos deixa a imagem mais interessante.

2. Clicadas  ao amanhecer ou ao entardecer, trará imagens belíssimas, experimente! Ao meio dia a luz é mais cruel.

3. Deixe a fonte de luz nas suas costas ao clicar uma imagem, será um boa fonte de iluminação.

4. Em dias nublado, uma luz difusa  ajuda a realçar contornos e suavizar cores.

5. Pense na qualidade de suas imgens e verifique se a compactação do JPG não está muito alta. Deixe  no nível intermediário a baixa, assim garantirá uma impressão bem melhor.

6. Observe o fundo da sua imagem, analise o contexto e  se algo indevido não está sobressaindo, ou se há objetos que irão interferir ou tirar atenção da sua imagem.

7. Segure bem sua câmera, firmar os cotovelos ao lado do corpo  dará  uma certa estabilidade, pressione gentilmente o botão obturador em um único movimento, movimentos mais bruscos podem deixar suas fotos  disforme ou até mesmo embaçadas.

8. Não diga "XIS", diga algo que faça a modelo sorrir, assim o resultado será mais natural, relaxado e dará um brilho a mais na personalidade da pessoa  fotografada.

9.Imagens macro (close-ups extremos), hoje com as câmeras digitais conseguimos aproximar bastante do objeto a ser fotografado. Experimente capturar objetos, animais, etc. Borboletas, flores ou ondulações na piscina em modo macro (com bastante zoom),  revela detalhes que os olhos tendem a ignorar. Com as câmeras digitais você pode experimentar bastante, até conseguir o trabalho que mais lhe agrade.

10. Incline, abaixe, procure justapor o objeto com uma outra imagem ou cor, como por exemplo a de uma flor e o céu, de uma placa e o céu, ou flor e uma grama. Mais uma vez experimente, aos poucos irá descobrindo resultados interessantes.

Aproveite as férias para aumentar seu potencial de fotógrafa!!! Tente e experimente!!


credit: Nugene Chiang
credit: Hans Neleman

7 comentários:

Fê Orlas disse...

Oi Dri, vim te visitar.. adorei as dicas. Feliz Ano Novo! Bjo grande.

Isabela Kastrup disse...

Adorei as diquinhas e asua vistinha tb! Amo fotografia e modéstia a parte, acho que até mando bem, rs. Só não domino a técnica, mas agora vou melhorar, rs.
Um super beijo,
Isa

Edna Fadinha disse...

Adriana amei as dicas vou por em prática.Meu problema é justamente com o sol do meio dia.Tenho muuuito que aprender.
Tenha um excelente 2010 !

* Alguém já te disse que parece com a Dira Paes ?

Bjs

Piell Rouse disse...

Adriana adorei as dicas!
passei para te deixar um beijo e super 2010!!
beijokas

Sutana disse...

Adriana,
Fiz um post sobre atelier e coloquei foto e citei o seu que é maravilhoso, coloquei o link do seu blog. Se vc quiser eu retiro, é só avisar.
Beijos
Su

Açuti disse...

Oiii,

passei, adoreiii, segui!!!

Seu blog é levem gostoso de ver e ler!!!

bjksss

pregador Paulo morais disse...

gostei também das dicas ,sou iniciante em fotografia,vlw um big abraço!