segunda-feira, fevereiro 24

Diferença entre Porcelana e Cerâmica



Muitos confundem o que é Cerâmica, o que é Barro, o que é Porcelana entre outras técnicas artesanais para a produção de utensílios e artefatos decorativos.

A porcelana foi inventada pelos chineses graças à descoberta do caulim; um mineral de cor branca considerado um dos seis mais importantes e abundantes da crosta terrestre.

Porcelana: translúcida, biscuit, vitrificada, caolínica ou dura –  feita a partir de  uma argila especial, o caulim, que tem o quartzo e o feldspato como componentes; essa combinação dá à Porcelana características especiais como a sonoridade, a homogeneidade e a translucidez. As mais famosas jazidas de caulim estão na China, Japão e Alemanha.


A porcelana é um produto branco impermeável e translúcido. Ela se distingue de outros produtos cerâmicos, especialmente, da faiança e da louça, pela sua vitrificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade.
Composição da Massa:
A cerâmica é o material artificial mais antigo produzido pelo homem. Do grego "kéramos” ("terra queimada" ou “argila queimada”), é um material de grande resistência, frequentemente encontrado em escavações arqueológicas.
Pesquisas apontam que a cerâmica é produzida há cerca de 10-15 mil anos.

As principais matérias-primas são o Feldspato (particularmente os potássicos), a sílica e a argila. Além destes três principais componentes, as cerâmicas podem apresentar aditivos para o incremento de seu processamento ou de suas propriedades finais. Após submetida a uma secagem lenta à sombra para retirar a maior parte da água, a peça moldada é submetida a altas temperaturas que lhe atribuem rigidez e resistência mediante a fusão de certos componentes da massa, fixando os esmaltes das superfícies.

A cerâmica tem geralmente um pouco mais de peso do que a porcelana. Estatuetas de cerâmica também são conhecidas por suas texturas granuladas. 
Terracota é a cerâmica que quando  colocada no forno adquire coloração vermelha.


Uma maneira infalível de dizer qual é qual é o som. Este é o processo onde você toca no objeto e ouve o tom do som. As porcelanas têm um tom mais alto. Faça a experiência você mesmo e verifique o som. Outra característica são as bordas parecem ser mais translúcidas e com brilho.

Portanto, apesar de parecidas, dado aos avanços de produção de cerâmicas, não confunda quando alguns diz que uma peça é de porcelana, nem sempre é, pois se generalizam bastante os nomes.

                                                         Peças de Porcelana



Peças de Cerâmica









11 comentários:

heloisa de mesquita inoue disse...

Ai, Adriana, que reportagem mais linda! Vou mostrar pro Nelson! Beijos!

hghj disse...

foda-se

Zazá disse...

Gostei muito

Zazá disse...

Gostei muito

Anônimo disse...

merda de arrtigo, não explicou a diferença entre ambas.

Unknown disse...

"Não explicou a diferença entre ambas"? Analfabetos funcional te diz alguma coisa? Parabéns,bom artigo.

NOELI AMARAL disse...

Ótima explicação. Obrigada por postar.

NOELI AMARAL disse...

Ótima explicação. Obrigada por postar.

Djair Souza disse...

Estou a preparar uma exposição de cerâmicas, e o artigo foi de excelente serventia para compor os fundamentos da parte explicativa.

Maro Lu disse...

achei TOP a explicação!!!

Anônimo disse...

Puta merda mano que legal, essas porra de porcelana são da hora mesmo, legal prá caralho. Porra, e eu nem sabia a diferença entre porcelana e cerâmica.